Local
Sua Mini-Horta devera ficar em easpaços arejados e bem iluminados! Esses são fundamentais para conservar os temperos saudáveis. Por isso, escolha um local que receba sol ao menos de três a quatro horas por dia. Hortas adoram sol.
Vaso
Os vasos utilizados devem possuir furos em baixo para poder drenar o excesso de água acumulado. Vasos de 20 cm de altura costumam ser suficientes para um bom desenvolvimento das raízes. Vasos rasos demais secam muito rapidamente e com isso prejudica-rá o crescimento de sua planta.
Espécies
Para montra sua hortas em vasos, as melhores opções normalmente estão entre as pequenas hortaliças aromáticas e as ervas medicinais, que produzem constantemente. Você pode encontrar essas plantas em forma de sementes ou mudas já prontas, em super mercados ou lojas especia lizadas.
Terra
O vaso deve ser cheio com terra vegetal, que possui todos os nutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio, além de farinha de osso, entre outros). A terra e FUNDAMENTAL !
Plantio
Para evitar que o vaso encharque, basta cobrir o fundo com uma camada fina de pedras britadas, cacos de telha ou porcelana, ou mesmo outro material que tenha disponível em sua casa.
Rega
Essa é a tarefa mais importante para sua Mini-Horta. E, depois de ter seguido todos os passos a passos, será praticamente o único trabalho que você terá com sua mini-horta.
Procure manter a terra sempre úmida, sem nunca encharcar. Molhar uma vez por dia normalmente já é o suficiente para seu desenvolvimento.
Colheita
Entre 20 e 30 dias será possível colher as hortaliças saudáveis e fresquinhas. Mas colha só o que for usar e quando for usar, lembrando que a planta terá esforço para se recuperar de cada retirada.
Boa Sorte
Thamy Cristina
Adorei as dicas, vou colocá-las em prática!!!
ResponderExcluir